fbpx
Search
Close this search box.

Mutirão de Endoscopia e Colonoscopia começa na segunda-feira (11) na Santa Casa

〰️ A Prefeitura Municipal e a Santa Casa do Rio Grande iniciam, nesta segunda-feira (11), um mutirão para reduzir a fila de espera por exames eletivos de colonoscopia e endoscopia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cuja demanda está reprimida desde 2015. Os exames serão realizados no novo serviço de Endoscopia e Colonoscopia do hospital.

O mutirão é um convênio firmado entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e a Santa Casa, com vigência de 12 meses. O Executivo Municipal custeará R$1,8 milhão/ano para o desenvolvimento da atividade e serão ofertados 300 exames/mês (distribuídos entre endoscopia e colonoscopia).

No total, são 4.057 exames que estão em fila de espera. Na especialidade de endoscopia digestiva alta, existe o represamento de 2.697 exames (de junho/2015 a junho/2022). De colonoscopia, são 1.360 (junho/2016 a junho/2022).

Além dos exames, o convênio prevê 120 consultas eletivas especializadas em gastroenterologia para atendimento aos usuários que realizarem os exames e apresentarem alterações que necessitem intervenção de especialista.

O serviço será disponibilizado apenas para pacientes do município do Rio Grande.

👉FLUXO DE AGENDAMENTO

Todos os agendamentos para realização dos exames são realizados pela Central de Regulação de Consultas e Exames da Secretaria da Saúde.

A Central realiza contato direto, via telefone, com os usuários que estão na fila de espera, e informa a data, horário e local para realização do exame. Não há necessidade do usuário ir ou fazer contato com a Secretaria nem com o hospital para saber a data em que está agendado o exame.

As prioridades serão agendadas conforme data de entrada no sistema, começando pelos usuários com demanda mais antiga.

Compartilhe