A governança do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande (CHSCRG), participou de uma reunião com os vereadores da Câmara Municipal na tarde desta terça-feira, 17.
ㅤ
Durante a plenária, o superintendente César Paim, realizou um panorama sobre as oito ( 8 ) intenções estratégicas, elaboradoras frente a realidade da instituição. São elas:
ㅤ
1. Construção do planejamento estratégico, orçamentário e operacional;
2. Implementação do modelo de gestão “Santa Casa do Futuro”;
3. Operacionalização do novo software de informatização de dados hospitalares;
4. Estruturação do modelo de organização médica e assistencial;
5. Ações para aumento de receita;
6. Redução de custos e despesas;
7. Reestruturação da dívida; e
8. Redesenho dos principais processos da instituição.
ㅤ
“Isso tudo qualifica processos, agiliza e dá um padrão único de funcionamento. Qualquer uma das unidades ou serviços que um usuário for procurar (na Santa Casa do Rio Grande), ele vai sentir e perceber o mesmo padrão de qualidade em qualquer um desses pontos de atendimento”, comenta o superintendente César Paim.
ㅤ
César também trouxe informações sobre o quadro de endividamento da instituição – que, atualmente, é em torno de R$300 milhões – explicando os pontos que compõem o mesmo: fiscal, financeiro, operacional e judiciário.
ㅤ
Também foi pontuado sobre o Programa de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (PROSUS), onde a gestão está trabalhando na repactuação da dívida fiscal através de uma negociação individual com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Caso a mesma seja efetivada dentro de 145 meses, poderá propiciar uma condição inédita para o hospital, tendo em vista que assegura a redução de quase metade da dívida.
ㅤ
“Se nós queremos um resultado diferente, nós precisamos fazer diferente” comenta o presidente Sr. Renato Silveira.
ㅤ
Após sua fala, os vereadores (as) tiveram um momento para colocar em pauta seus questionamentos e explanações acerca da temática. Os representantes da instituição escutaram todas as manifestações e concederam respostas.
ㅤ
Ao final da reunião, os representantes da instituição agradeceram o espaço. “Nos colocamos à disposição. Como já foi dito, a situação ainda é muito crítica, mas a gente vê oportunidades. Precisamos de fôlego para conseguir aplicar essas ações”, comenta o vice-presidente, Sr. Clóvis Klinger.
ㅤ
Representando a Câmara Municipal do Rio Grande, o presidente em exercício, Sr. Paulo Roldão (Republicanos), agradeceu a presença e transparência dos representantes da instituição e colocou o parlamento à disposição.
ㅤㅤ
Você pode acessar e acompanhar a reunião na íntegra através do link: https://www.facebook.com/camaradevereadoresrg/videos/4953437058018794