fbpx
Search
Close this search box.

Doadora há mais de quatro décadas, Cledes realizou sua última doação de sangue

〰️ Que doar sangue é um ato que pode salvar vidas é de amplo conhecimento mas, e na prática, será que todo doador realmente se dedica regularmente à ação? Hoje (14), no Dia Mundial do Doador de Sangue, te contamos uma história inspiradora.
No Banco de Sangue da Santa Casa do Rio Grande, um honroso exemplo foi destacado: Cledes Maria Cardozo de Aguiar, de 70 anos, foi doadora de sangue assídua por mais de quatro décadas.
Em 18 de março, um dia antes de seu aniversário, ela fez sua última doação. Por lei, atingiu a idade máxima e, desta forma, fica impossibilitada de poder proceder com a atividade.
Sua primeira doação foi em 1981 e sua motivação partiu de uma situação pessoal, onde uma amiga necessitou de sangue e não conseguia doadores.
Neste período, Cledes fez mais de 160 doações e, a estimativa é de que possa ter ajudado a salvar mais de 600 vidas. Iniciou a trajetória doando sangue de três em três meses e, a partir dos 61 anos, de seis em seis.
Ela leva uma vida saudável, pratica exercícios físicos diariamente e ingere muita água, o que tornou-se um bom exemplo e possibilitou a rotina das doações. Por ela, permaneceria doando até os 75 anos.
“Pela minha própria vontade, gostaria de doar até uns 75 anos se fosse possível, batalho por isso. Me sinto muito feliz doando sangue. Enquanto nós temos sobrando, alguém está precisando. É uma necessidade. Se todo mundo colaborasse e doasse, o banco sempre estaria bem abastecido. Doar sangue é um ato de amor ao próximo”, comenta Cledes.
Durante todos esses anos ela relata que sempre foi muito bem atendida e recebida pela equipe do Banco de Sangue, que, carinhosamente, não deixou passar em branco a data da sua última doação.
Cledes recebeu em mãos um certificado pelo ato de amor ao próximo e responsabilidade social em prol da vida através da doação de sangue voluntária há 41 anos, simbolizando esperança e parceria a causa.
O índice de doadores, frente a alta demanda de um Banco de Sangue, ainda é pequeno. Que essa história sirva de exemplo e motivação. Parabéns, Cledes!
🩸 Doar sangue é salvar vidas. Que tal se tornar um doador?
🏥 Caso deseje contribuir, nosso Banco de Sangue fica localizado no Hospital de Cardiologia e Oncologia, sito Avenida Presidente Vargas, 334. Para doar, deve ser realizado agendamento prévio, através dos números 53 3036.8832 e/ou 3036.8833.
ㅤㅤ
👉 Maiores informações sobre o procedimento: https://www.santacasarg.com.br/index.php/doacao-de-sangue/

Compartilhe