No último domingo (6), sob coordenação da Organização de Procura de Órgãos 5 (OPO 5), sediada na Santa Casa do Rio Grande, foram realizadas duas (2) cirurgias simultâneas de captação e doação de órgãos, uma em Rio Grande e a outra em Pelotas.
Uma das cirurgias foi realizada no Bloco Cirúrgico do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh), após a confirmação da morte encefálica de uma paciente do sexo feminino, de 64 anos. O procedimento possibilitou uma nova chance de vida para cinco (5) pessoas que aguardavam na fila de espera da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul.
Simultaneamente, uma outra cirurgia proporcionou uma esperança de vida para mais cinco (5) pessoas. Realizada no Hospital São Francisco de Paula, em Pelotas, o procedimento foi feito em um paciente do sexo masculino, de 37 anos.
Ambas as cirurgias contaram com a atuação de profissionais da Santa Casa do Rio Grande, da OPO5, da CIHDOTT, dos respectivos hospitais e de Porto Alegre. Ao todo 10 pessoas foram beneficiadas com os órgãos captados.
Agradecemos à Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul pelo apoio no transporte dos órgãos, contribuindo de forma ágil e eficiente no processo de transferência.
Em respeito ao sigilo e seguindo uma orientação recente, os órgãos captados não serão mais divulgados, visando à segurança tanto do paciente quanto do receptor.
Seja um doador de órgãos e informe sua família!