Em um esforço conjunto visando a segurança da comunidade, a equipe de bombeiros do estado de Sergipe, representada pelo Major Messias, se reuniu com o comitê de crise da Santa Casa do Rio Grande para avaliar o planejamento da instituição diante das condições climáticas que afetam a cidade do Rio Grande e a região.
Durante o encontro, revisaram o Plano de Contingência do hospital, discutiram o apoio às instituições e referências dos serviços de saúde, além de observarem o plano B, que contemplaria a evacuação do hospital e a transferência dos pacientes em caso de iminente necessidade de inundação.
Na oportunidade, as equipes das força de segurança conheceram as instalações do hospital e discutiram protocolos de evacuação, rotas de fuga e estratégias de resgate.
Desde segunda-feira (6), a Santa Casa do Rio Grande segue um plano de contingência para garantir a prevenção e segurança de pacientes e colaboradores. O comitê de crise se reúne diariamente para revisar e atualizar o plano, visando preparar todos os envolvidos para eventualidades.
Uma das estratégias já executadas pelas equipes foi a transferência da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e serviço de emergência do Hospital Geral para o Hospital de Cardiologia, juntamente com a emergência.
Neste momento, a colaboração entre os bombeiros e a instituição fortalece a sensação de resiliência, enfatizando a importância da cooperação e do planejamento preventivo para salvaguardar vidas e assegurar a continuidade dos serviços de saúde.