fbpx

27.09 – Dia Nacional de Doação de Órgãos

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a relevância da doação de órgãos e tecidos, neste domingo, 27 de setembro, comemora-se o Dia Nacional de Doação de Órgãos.
Apesar de, ao longo de todo o mês de setembro, realizarem-se ações voltadas a temática, o dia 27 foi escolhido e instituído por lei (Nº 11.584/2.007) para intensificar a divulgação de informações.
Por mais que exista uma ampliação da divulgação acerca do assunto, ainda há resistência no diálogo, o que resulta em um alto nível de recusa.
No Brasil, mais de 40 mil pessoas aguardam na crescente fila por transplante. Só no Rio Grande do Sul, mais de 1.400. Esses números são sonhos da esperança de uma vida, que só serão concretizados após um “sim”.
A probabilidade de qualquer um de nós estar em uma fila de transplante é superior a de, efetivamente, ser um doador… então levantamos um questionamento: “E se fosse você? Não gostaria que alguém aceitasse ser doador para salvar a sua vida?”.
Para ser doador, basta querer. Não é necessária nenhuma burocracia, nem deixar por escrito ou na carteira de identidade, apenas comunique seus entes queridos sobre seu desejo, eles que decidirão por você quando for a hora.
Mesmo que seja um assunto que não se fale em uma roda de conversa, não deixe para depois, não se sabe o dia de amanhã.
A doação de órgãos é um ato nobre. Dizer um simples “sim”, pode possibilitar a realização de até oito (8) transplantes, ou seja, oito vidas salvas.
〰 Seja doador de órgãos, avise sua família. Dizer sim a doação de órgãos é dizer sim para a vida.

Compartilhe