Nesta segunda-feira, 21, é o Dia Mundial de Controle da Asma.
ㅤ
Considerada uma doença inflamatória crônica que atinge as vias aéreas, é caracterizada pela dificuldade de respirar após o indivíduo ser exposto a agentes alergênicos.
ㅤ
Ela pode ser agravada ou gerada através de fatores ambientais ou genéticos, dentre eles históricos familiares de comorbidades (como a própria asma, rinite ou obesidade), tabagismo, exposição à poeira, variações climáticas, entre outros.
ㅤ
Seus principais sintomas são a dificuldade de respirar, tosse frequente (principalmente à noite), produção de secreções que obstruem passagem de ar (como catarro), cansaço, pressão no peito, etc.
ㅤ
A data tem como objetivo gerar a conscientização sobre a necessidade da busca do tratamento precoce para conter a doença. No reconhecimento ligados ao sistema respiratório, o indivíduo deve procurar um médico.
ㅤ
Existe tratamento para a doença e é oferecido de forma integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para isso, deve ser procurado o atendimento em uma Unidade de Atenção Básica e, se necessário, haverá o encaminhamento a um serviço especializado.