fbpx
Search
Close this search box.

10.10 – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Essa quinta-feira, 10, é marcada por uma data de grande relevância para a conscientização coletiva. Hoje é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas ceifam sua própria vida ao ano. Uma informação que carrega um peso gigantesco, tendo em vista, que destas vidas, boa parte poderia ter sido salva.
A tentativa de suicídio é determinada por diversos fatores, dentre eles, psicológicos, biológicos, genéticos, culturais e até mesmo, socioambientais. Não é tão simples, não tem fórmula, não tem um público-alvo específico. É visto como a consequência de diversos processos e não necessariamente a pessoa deseja cometê-lo e sim deseja livrar-se de um sofrimento profundo.
Desde de 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organizam, em âmbito nacional, uma campanha denominada “Setembro Amarelo”, que é amplamente acatada por diversas empresas/instituições/organizações e cidadãos comuns.
O Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande é uma dessas instituições que vestiram a camisa do Setembro Amarelo. Durante o mês, algumas atividades e ações pontuais foram organizadas pensando tanto no colaborador quanto no público em geral, tendo como objetivo promover uma abordagem correta sobre o assunto, em prol da saúde e bem estar de todos e auxiliando no resgate ao valor da vida.
O bordão “Juntos somos mais fortes”, utilizado pela instituição, representa um dos pontos mais importantes nesse momento: estender a mão e compartilhar. É apenas dialogando sobre o assunto, prestando atenção nos sinais e auxiliando quem necessita de apoio, que fará com que essa triste realidade (em crescente) possa ser amenizada.
Não veja o assunto como um tabu, fale abertamente sobre suas emoções, escute o próximo, busque ajuda, faça sua parte. Sua dor não é um erro, uma fraqueza ou uma sentença. Você é muito importante!
〰️ Se você precisa de ajuda:
ㅤㅤ
▫️Fale com seus familiares amigos;
ㅤㅤ
▫️ Entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) através do telefone 188 (gratuito e disponível 24h);
ㅤㅤ
▫️Dirija-se a um Centro de Atenção Psicossocial (Cap) do município;
ㅤㅤ
▫️Se você for colaborador da Santa Casa do Rio Grande, o setor de psicologia está sempre de portas abertas para recebê-lo.

Compartilhe