💛 Alusivo ao Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção do suícidio, o Serviço de Saúde Mental, junto com a Equipe de Residência Médica em Psiquiatria da Santa Casa do Rio Grande, realizou nesta quarta-feira (11), no auditório do Hospital de Cardiologia e Oncologia, um seminário sobre saúde mental.
O encontro, aberto ao público interno e externo, foi iniciado com a fala do presidente da Santa Casa do Rio Grande, Renato Silveira e também contou com a participação de Ana Paula Hepp, psicóloga da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), dos residentes da Residência Médica em Psiquiatria, Gustavo Correa Emerick e Liege Barella Zandoná, da fisioterapeuta Anelise Matias, integrante da equipe multiprofissional da instituição, da psicóloga clínica do setor de oncologia, Cristiane Fonseca, e da psicóloga Michelle Dornelles, também da equipe multiprofissional.
A atividade tratou de temas como saúde mental na infância e na vida adulta, destacando a importância da prevenção, psicoeducação, autocuidado e acesso à rede de atenção psicossocial. Além disso, também contou com momentos de meditação, descontração, e um delicioso coffee break preparado pelo Setor de Nutrição e Dietética (SND) da instituição.
A campanha do Setembro Amarelo é inspirada na triste história de Mike Emme, que cometeu suicídio aos 17 anos, em setembro de 1994, nos Estados Unidos. Essa ação teve notoriedade no Brasil no ano de 2013, quando Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, teve a ideia de implementar a data no calendário nacional. Ela visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.
A maioria dos casos podem ser evitados com o acesso ao tratamento psicológico e/ou psiquiátrico. Busque ajuda em Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde), Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), SAMU 192, Pronto Socorro, hospitais e Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita).
Sua vida é preciosa. Se precisar de ajuda, não hesite em procurar apoio! 💛