Nesta quinta-feira (22), o presidente da Santa Casa do Rio Grande, Renato Silveira, participou do “1º Seminário de eventos extremos no Rio Grande do Sul e impacto nas cidades às margens da Laguna dos Patos”, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) e pela FURG.
A atividade, que ocorreu no auditório do CIDEC-SUL, abordou diferentes facetas da crise, dentre elas “A problemática dos hospitais da região afetada, dificuldades de acesso durante a inundação, os hospitais de campanha e a remoção dos pacientes”.
Na oportunidade, foram reunidos especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil, com o intuito de exibir os percalços enfrentados durante os recentes eventos climáticos.
Renato realizou a apresentação “Organização, cooperação e resiliência como fatores fundamentais para o enfrentamento da crise” onde retratou como a instituição lidou com a calamidade, desde o período de observação do advento da enchente no Estado, até sua instauração na região Sul, onde colocava o prédio principal do hospital em uma zona de risco de inundação.
Aos presentes, o presidente expôs uma linha do tempo e detalhou o plano de contingência do nosocômio, além de salientar as lições aprendidas durante o período e a importância do trabalho em rede.
Arthur Braga