A Santa Casa do Rio Grande agora faz parte do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE). O contrato foi assinado nesta segunda-feira (10) durante uma reunião promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES/MS), em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do RS (COSEMS/RS), no auditório do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
O PMAE, financiado pelo Governo Federal e implementado por estados e municípios, faz parte do Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada. Seu objetivo é facilitar o acesso dos usuários do SUS a consultas e exames especializados, reduzindo burocracias e garantindo um atendimento mais rápido e digitalmente integrado.
O foco está no paciente, assegurando um acompanhamento completo desde a consulta inicial até o exame, diagnóstico e tratamento. Se houver necessidade de múltiplas consultas ou exames, o paciente não entrará em várias filas separadas, mas será direcionado a um serviço que concentre a maioria dos atendimentos necessários.
Na prática, os serviços serão organizados com base nas Ofertas de Cuidados Integrados (OCIs) e supervisionados pelas secretarias de Saúde. O objetivo é que cada paciente realize suas consultas e exames no prazo de 30 a 60 dias, conforme a necessidade, e tenha o retorno garantido para a Atenção Primária.
A Santa Casa do Rio Grande oferecerá três das cinco especialidades previstas no programa – oncologia, cardiologia e oftalmologia -, que já fazem parte dos serviços do hospital, mas terão a capacidade de atendimento ampliada. A remuneração será pós-fixada, ou seja, o hospital receberá conforme os atendimentos realizados.
O Gestor da Área de Diagnóstico e Terapêutica, Emanuel Bolico, e a Gestora da Área de Regulação e Contratos, Ana Carolina Conceição, representaram a presidência no evento.
Fotos: ASCOM SES