🔷 Para continuar oferecendo atendimento humanizado e seguro aos pacientes que necessitam de assistência hospitalar, a Santa Casa, diante do cenário de calamidade no município de Rio Grande e dos alagamentos que cercam a estrutura do Hospital Geral (HG), precisou realizar adaptações para manter os atendimentos e, desde o dia 7 de maio, opera em Plano de Contingência.
No total, a instituição possui mais de 300 leitos, a maioria no HG. Porém, devido à situação atual, precisou reduzir sua capacidade de atendimento pela metade, transferindo diversas unidades para o Hospital de Cardiologia e Oncologia (HCO), localizado cerca de três quilômetros de distância, em uma zona mais segura.
O HCO possui uma capacidade instalada de 87 leitos. No entanto, devido ao caráter contingencial, foi necessário buscar espaços físico provisórios para aumentar esse número para 136, ou seja, 49 a mais do que anteriormente disponibilizado no local. E, atualmente, está operando acima do que comporta.
Mesmo diante de todas as adversidades, a instituição não mede esforços e emprega todas as suas energias e capacidades técnicas e humanas para encontrar soluções que não desampare os pacientes.
Embora não seja da maneira como normalmente conduz seus atendimentos, por meio do trabalho árduo de suas equipes se dedica incansavelmente para oferecer o melhor cuidado, sempre colocando o bem-estar do paciente em primeiro lugar.
Estima, que este momento seja breve, para que possa seguir firmemente em sua missão junto a comunidade da Zona Sul. 🩵