No último domingo (9), comemoramos o Dia da Imunização. Estimulamos a conscientização da população sobre a importância das vacinas para a erradicação, eliminação e controle das doenças.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é reconhecida como uma das estratégias mais eficazes para a proteção e resistência do corpo contra determinadas infecções e doenças. Portanto, ao entrarem em contato com o nosso organismo, agem diretamente no sistema imunológico, fazendo com que o mesmo produza anticorpos necessários contra os agentes, tornando nosso corpo imune a eles e as possíveis respectivas doenças que possam causar.
A política de vacinação é responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, que desempenha um papel fundamental para a saúde da sociedade. Através dele, o governo federal disponibiliza de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) 48 imunobiológicos, sendo eles, 31 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas. O Calendário Nacional de Vacinação considera 20 vacinas necessárias para a prevenção de doenças durante todos os ciclos da vida. Confira acessando por este link: https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao/calendario
Lembre-se: a vacinação é a forma mais eficaz para evitar qualquer tipo de enfermidade, não esqueça de estar com sua carteira de vacinação sempre em dia!