Na última quarta-feira, 25, o Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, por meio Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e da Organização de Procura de Órgãos (OPO), executou mais um procedimento de captação e doação.
ㅤㅤ
A cirurgia foi realizada em uma paciente feminina de 46 anos que, em decorrência de um AVC Hemorrágico, teve diagnóstico de morte encefálica.
ㅤ
Uma equipe de Porto Alegre composta pelo cirurgião geral da Santa Casa de Porto Alegre, Dr. Juliano Martini e a enfermeira da OPO 7, Gabriela Narsin, em conjunto com a equipe da Santa Casa do Rio Grande, a anestesiologista Mariane Lopes, instrumentadores cirúrgicos, Sandro Wyse e Kellen Jacinto, enfermeira Aretuza Pinto, técnica em enfermagem, Ana Paula Devos e residentes do bloco cirúrgico do Hospital Geral, Matheus, Samonia e Jaqueline, foram responsáveis pelo procedimento de retirada do fígado e rins da paciente.
ㅤ
Os órgãos foram destinados a receptores ativos da fila de espera da Central de Transplantes.
ㅤ
A doação de órgãos é uma das maiores demonstrações de cuidado com o próximo. É conceder a chance de uma nova vida a alguém que necessita. Mesmo a grandiosidade do procedimento, a negativa familiar segue sendo um dos principais motivos da redução do mesmo.
ㅤ
Como resultado deste gesto, duas pessoas foram beneficiadas. Se você tem interesse em ser doador, o momento de avisar sua família é agora, eles que falarão por você quando for o momento.
ㅤㅤ
Dizer sim a doação de órgãos é dizer sim para a vida.