Nesta sexta-feira, 05, estão sendo realizadas, no bloco cirúrgico geral do Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, as primeiras cirurgias de catarata, oriundas do mutirão promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), Secretaria de Município da Saúde (SMS), Santa Casa do Rio Grande e Oftalmo Pampa, o qual visa zerar estes procedimentos para os pacientes de 2017, 2018 e 2019 até o fim deste ano.
Após uma semana do início do mutirão de consultas oftalmológicas (triagem), que têm como objetivo efetuar uma série de avaliações pré-operatórias (exames oftalmológicos, de sangue e avaliação médica) e organizar a agenda das cirurgias, a comunidade começou a ser beneficiada com o tão sonhado procedimento, podendo usufruir da conquista de sua visão plena novamente.ㅤ
Os pacientes estão passando por uma rigorosa avaliação médica para identificar se os mesmos poderão ou não acessar as cirurgias neste primeiro momento. Alguns já foram redirecionados para tratamentos específicos e um posterior retorno para cirurgia e outros já conseguiram obter seu agendamento e estão passando pela cirurgia nesta ocasião.
Dona Alzira, 73 anos, estava a cerca de quatro anos na fila de espera, e hoje foi a primeira a receber o atendimento, saiu do bloco cirúrgico enxergando novamente e celebra pelo sucesso do procedimento que devolve à ela sua autonomia.
“Eu fui muito bem atendida por todos… eu estava até preocupada, imaginava que poderia doer muito, não doeu, e depois eu saí de lá já enxergando. A sensação de voltar a ter essa visão plena é muito boa, até pra fazer meu tricozinho e crochê vai ajudar. Estou muito feliz”, comenta a idosa.
Para a instituição está sendo uma satisfação poder propiciar este momento para a comunidade através dessa importante parceria, que é uma novidade para instituição, tendo em vista que o mutirão se assemelha a uma linha de produção que deve ser meticulosa.
“Eu só tenho que elogiar a todos pelo trabalho, é um esforço muito grande. Semana passada atendemos mais de 200 consultas e hoje, sete dias depois, já estamos fazendo as primeiras cirurgias. São procedimentos de aproximadamente 15 minutos então precisa se ter uma estrutura preparada para poder atender com segurança e dignamente estes pacientes, e está sendo um sucesso! As pessoas quando querem, quando estão juntas, não tem limites… então a gente tá conseguindo fazer essa entrega para toda população e isso nos dá motivo de muita satisfação e alegria”, comemora o superintendente, César Paim. 💬
Ao todo, irão ocorrer 320 cirurgias até o mês de dezembro deste ano. Os procedimentos realizados no dia de hoje (05/11) foram liderados pelo cirurgião oftalmológico da Oftalmopampa, Dr. Ricardo Teixeira, e sua equipe, a qual é composta pela instrumentadora cirúrgica, Thaiane Rocha, enfermeiras Márcia de Quevedo e Maira Latorres, e técnicas de enfermagem, Ana Wendler e Suelen Lopes. Registramos também, o apoio do gestor do Bloco Cirúrgico, Dr. Filipe Geannichini e de sua adjunta, enfermeira Aretuza Pinto.