fbpx
Search
Close this search box.

Março Amarelo – Mês de Conscientização sobre a Endometriose

🔹 Estamos no Março Amarelo, mês de conscientização sobre a Endometriose.

A campanha teve início a partir de um movimento da ativista e portadora da doença, Mary Lou Ballwage, em 1993, nos Estados Unidos. Segundo estatísticas divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), uma entre as sete milhões de brasileiras em idade fértil lidam com essa condição, e estima-se que cerca de 180 milhões de mulheres no mundo são afetadas por ela.

A endometriose é uma doença crônica caracterizada pelo crescimento do tecido endometrial, que normalmente reveste o útero, fora do órgão reprodutor, afetando áreas como os ovários e as tubas uterinas.

As causas exatas da doença ainda não são totalmente compreendidas. Pesquisadores sugerem que a mesma pode ser influenciada por fatores genéticos, problemas no sistema imunológico e desequilíbrios hormonais.

Os seus principais sintomas incluem cólicas menstruais intensas, dor durante a relação sexual, dor e sangramento ao evacuar ou urinar durante o período menstrual, inchaço abdominal, dificuldade para engravidar, entre outros.

Os principais métodos de diagnóstico incluem ressonância pélvica, ultrassom com preparo intestinal e o exame de sangue CA 125. Se confirmada a doença, a paciente inicia o tratamento multidisciplinar conforme o estágio em que se encontra.

#Escute seu corpo e busque o tratamento precoce.

Compartilhe